terça-feira , abril 25 2017
Capa / Brasil / Mato Grosso do Sul / Viajar barato ao Pantanal

Viajar barato ao Pantanal

Muita gente que pensa no Pantanal como destino se depara com dois problemas : falta de informação e os preços altos das fazendas.

animais - pantanal

Pois é, no Mato Grosso do Sul existe um Pantanal acessível, intenso e cheio de vida, desbravado basicamente por gringos que, não me levem a mal, são muito mais bem informados do que nos.

veadinho - pantanal

Não é lenda o Pantanal onde você não precisa de carro pra chegar e que as diárias com tudo incluído (excursões e refeições) giram em torno de 200 reais. Eu tive a sorte de poder viver essa experiência que no meu ponto de vista é bem mais autentica do que as super luxuosas fazendas estilo lodge ecológico. Afinal, o Pantanal é isso, o boiadeiro, o pé descalço.

boiada pantanal

Estadia no Pantanal é estadia em fazenda. O segredo é escolher a certa. Eu conheço pelo menos três opções econômicas : Fazenda São João e Passo do Lontra (dos mesmos donos, mas o Passo do Lontra é usado mais pra pesca esportiva) e a que eu testei – a Fazenda Santa Clara, preço bom, acolhida calorosa e ainda tem opção de camping ou de quartos coletivos se você estiver realmente contando os trocados.

arara pantanal

Se tem um dinheirinho sobrando, aconselho os quartos individuais com ar condicionado. Se você for no Pantanal de novembro a março vai com certeza sonhar com a climatização. Se for com crianças, também o quarto é o recomendável.

flamingos - pantanal-001

Você vai fazer exatamente os mesmos passeios que nas pousadas luxuosas : safari fotográfico, passeio de cavalo, pesca de piranha, caminhada a pé, focagem noturna (depende da época).

capivara - pantanal

Como chegar : 

Não precisa de carro, as próprias fazendas te ajudam a chegar. De Campo Grande, pegar o ônibus na rodoviária. Saídas entre 10h e 17h, intervalos mais ou menos de umas 3h, o em ônibus é de linha que vai até Corumba. Ele percorre mais ou menos 400 km em 5h de viagem até um trevo que se chama Buraco das Piranhas. O veiculo da fazenda vai estar ai esperando (claro que você fez reserva antes) pra fazer o trajeto pela Estrada Parque, já dentro do Pantanal. A partir daí, já pode preparar a maquina, os bichos estão por todos os lados. O carro para pra fotos, mas se vir algo interessante e quiser registrar é só pedir. Os guias e motoristas são super gentis e pacientes. O trajeto dura mais ou menos 1h e já faz parte do pacote.

jacare - pantanal2

Um vídeo : Pantanal Aventura

Sobre Nivea Atallah

Jornalista de formação e mochileira por vocação.

33 comentários

  1. Olá Nivea! Somos um grupo de sete pessoas e gostaríamos de saber se vc tem o contato da fazda Sta Clara. Já conhecemos o local e estamos programando pra outubro. São 3 casais e mais uma tia. Grato.

  2. Ednara Oliveira

    Olá Nivea,

    Pretendo fazer essa viagem sozinha, vi que o pessoal pega e deixa nesse lugar chamado Buraco das Piranhas,
    você o considerou seguro para pegar o ônibus de volta pra campo grande?

    • Olaa. Tbm pretendo fazer só! Qnd vc vai?? Me add no face para conversarmos melhor. Thaissa tupiniquim

    • Ola Ednara, uma amiga minha fez sozinha e foi tudo tranquilo. Eles pegam em Campo Grande em van coletiva. Entre em contato e veja as possibilidades. Acho que não precisa mais saltar em Buraco das Piranhas.
      Se for preciso saltar em Buraco (no caso de ir de ônibus) veja com eles para coordenar os horários. Geralmente eles sabem a hora que o ônibus passa e já fica alguém da pousada esperando.
      Eu fui de carro, então não posso contar minha experiência pessoal nesse assunto.

  3. Márcio Ferreira

    Olá Nívea será que fica caro, passar 5 dias nessas fazendas para um casal mais uma criança de 2 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*