terça-feira , novembro 21 2017
Capa / Brasil / Veja como visitar as fazendas históricas do Vale do Café

Veja como visitar as fazendas históricas do Vale do Café

Quem gosta de decoração, antiguidades e reviver os tempos de outrora tem obrigação moral de fazer uma visita ao Vale do Café, situado a 120 km da capital do Rio de Janeiro. São cerca de 30 fazendas do séc XIX, espalhadas por cidades coloniais como Conservatória, Vassouras, Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí.  Elas não são próximas umas das outras. Por isso é melhor escolher uma cidade base e visitar as fazendas mais próximas. Eu visitei algumas em um final de semana e vou contar um pouco como foi.

vassouras

Vassouras ficou conhecida como a “Cidade dos Barões” pela quantidade de fazendeiros com títulos de nobreza.

Para se situar historicamente, o Vale do Paraíba foi uma das regiões mais ricas do País, com auge em 1850, quando o café valia ouro no mercado internacional. A cidade de Vassouras era considerada a capital da opulência. Com o aparecimento de novos produtores e o fim da escravidão, a área entrou em decadência. Inclusive muito bem registrada por Monteiro Lobato no livro “Cidades Mortas”.

Felizmente o marasmo descrito por ele não é mais uma realidade. Por causa do clima, dos festivais e do interesse cultural, hoje em dia essas cidades atraem turistas em busca de história, música e gastronomia. Destaque especial para o festival Vale do Café que acontece em julho e lota a cidade.

Foi em Vassouras que visitamos nossa primeira fazenda.

Fazenda Santa Eufrásia 

Qual a dica principal que posso dar? As fazendas são propriedades privadas e alguns dos proprietários fazem delas moradia. Além disso, a maioria faz eventos como casamentos e as fazendas servem de locação para gravações de novelas e filmes. Para fazer as visitas, então, é preciso marcar com antecedência.

A acolhida é sempre calorosa e começamos pela recepção com trajes típicos da Dona Elisabeth Dolson, proprietária atual da Fazenda Santa Eufrásia.

fazenda santa eufrasia1

Recepção com trajes típicos e licor de café

A fazenda é uma das poucas que ainda produz café artesanal, com possibilidade de comprar ao final da visita.  Só para lembrar, o Vale do Café é um nome turístico. Atualmente, as fazendas produtivas da região focam na criação de gado leiteiro.

Construída em 1830, a Santa Eufrásia é a única tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN

Construída em 1830, a Santa Eufrásia é a única tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN

Assim como as outras visitas, é feito um tour dentro da casa. Na Santa Eufrásia ainda existem peças originais guardadas pela família, como móveis e roupas.

moveis santa eufrasia

A parte boa das visitas é que sempre terminam na cozinha. Aproveitamos o lanche típico da fazenda.

cafe santa eufrasia

Serviço : Fazenda Santa Eufrásia. Situada a 7 Km da entrada de Vassouras, no sentido Barra do Piraí. Visitas devem ser agendadas no telefone do site http://fazendasantaeufrasia.com/

Fazenda Cachoeira Grande

A Cachoeira Grande pertenceu ao Barão de Vassouras e recebeu visitantes importantes como a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. Foi totalmente restaurada, mas ainda guarda alguns resquícios arqueológicos do período como o duto de produção de café que fica na parte baixa do terreno.

fazenda cachoeira grande - vassouras (6)

Fazenda Cachoeira Grande – Vassouras

Quem faz a visita é a proprietária Núbia que explica cada cômodo e mostra as peças de antiguidade da casa, que são muitas e fazem a gente se sentir no túnel do tempo. Existe possibilidade de se hospedar no anexo.

fazenda cachoeira grande (2)

 

fazenda cachoeira grande (3)

A enorme quantidade de janelas é uma das características mais marcantes da fazenda

Serviço: Fazenda Cachoeira Grande. Fica no km 43 da RJ 127, Vassouras. Visitas devem ser agendadas por telefone ou e-mail nubia@fazendacachoeiragrande.com.br. Site : http://www.fazendacachoeiragrande.com.br/Fazenda/

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Assim como as outras, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte também se orgulha de ter recebido o Conde d’Eu , na passagem histórica do francês pelo Vale do Café, em 1876. Hoje em dia a fazenda tem uma estrutura profissional de visitação e de organização de eventos, de casamentos a formaturas. Todo ano a fazenda abre as portas à Mostra Casa Real, um evento gigante de venda de antiguidades. Além de instalações de artes, alguns dos objetos expostos na casa são vendidos nessa mostra.

fazenda sao luiz da boa sorte (2)

As visitas podem ser com lanche ou com almoço, mas tem um número mínimo. Então, se não estiver em grupo o melhor é ligar para perguntar. Assim como todas, as visitas devem ser agendadas. Também é possível se hospedar na fazenda, o que pode ser bem útil em caso de eventos como casamentos.

fazenda sao luiz da boa sorte (1)

Serviço : Fazenda São Luiz da Boa Sorte. Situada na Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Km 210, Vassouras. marcar as visitas no site ou pelos telefones 021 9250-9798, 9184-3616, 024 9298-7204. 

Fazenda Paraizo

É assim com Z mesmo e a gente percebe que a fazenda é uma relíquia logo na entrada com as palmeiras imperiais escondendo de relance um verdadeiro museu. A fazenda, que fica no município de Rio das Flores, está nas mãos da mesma família há 100 anos e tem pintura, papel de parede e peças originais. Não foi alterada com processos de reforma ou restauração. Tudo que foi feito preservou o original e isso é o que faz valer a pena visita.

fazenda paraizo (5)

Não é permitido fazer fotos do interior, então quem quiser conferir de perto vai ter que agendar a visita. Mobília, lustres, pinturas: tudo original do século XIX. Uma das particularidades é o fato de possuir dois andares, coisa que não era muito comum na época. Ao chegar ao fim do corredor do segundo andar o visitante é surpreendido com uma vista privilegiada do altar da igreja, construída no interior da casa.

Foto do site

Foto do site

 

Foto do site

Foto do site

No engenho a fazenda guarda ainda uma máquina de processamento de café ultra moderna para a época. O maquinário é todo original e a compra e importação dos EUA no séc XIX chegou a ser notícia no jornal.

Maquinário de processamento de café

Maquinário de processamento de café: Lidgerwood

Serviço: Fica em Rio das Flores e não é muito fácil de chegar devido a pouca sinalização. Visitas e informações sobre a localização estão no site : http://www.fazendadoparaizo.com.br/visitacao.

Fazenda Vista Alegre

 

fazenda vista alegre (2)

Assim como várias outras fazendas, a Vista Alegre serve de locação para novelas e filmes. Essa árvore era vista na novela espírita “A Viagem”, de 1994.

A Fazenda Vista Alegre é uma das mais interessantes em termos históricos porque pertenceu ao Visconde de Pimentel que transformou um local em um agitado centro cultural no século XIX. O destaque foi a criação na época da Escola dos Ingênuos para alfabetizar filhos de escravos. Hoje em dia pertence à família Mattos e é o próprio casal que recebe e faz a visita guiada.

fazenda vista alegre (1)

O mais legal é que é possível se hospedar na fazenda, bem no estilo “guest house”. Fazendo uma busca achei o casal de blogueiros do Jeguiando que foi e contou a experiência deles aqui.

Serviço: Situada na Estrada Valença – Conservatória,2.800- Km 18, Valença. Como chegar e os contatos estão no site: https://fazendavistaalegre.wordpress.com

Você deve estar se perguntando: quanto custa visitar essas fazendas ? Pois depende se é com almoço, com lanche, do número de pessoas etc… Pode variar de R$ 50 a R$ 150. E nunca esqueça de marcar as visitas com antecedência, pois as fazendas não recebem de última hora.

Então, ficou com vontade de simular uma volta ao século XIX e conhecer mais a história do interior do Rio de Janeiro? Não esqueça de voltar aqui e contar sua experiência.

*A visita foi um convite promocional direcionada a operadores turísticos internacionais e patrocinada pelo Hotel Mara Palace de Vassouras, Vitória Tur e todas as fazendas citadas.

Sobre Nivea Atallah

Jornalista de formação e mochileira por vocação.

18 comentários

  1. Delza Maria Rodrigues da Silva

    Gostaria de visitar as fazendas…São lindasss..como faço pra contratar e agendar? Moro em MT

  2. ANA MARIA VIEIRA DE ANDRADE

    Meu nome é ANA MARIA VIEIRA DE ANDRADE, moro em Maceió – Alagoas
    Vamos para o Rio , gostaria de saber quanto custa o passeio bate-volta dia 19/01, visitação a Fazenda de café, incluso o translados, Rio/Faz/Rio????
    aninha_vi95@hotmail.com
    Fone wathzap 082 -99982-5802

  3. Muito bom! Qual seria a fazenda mais bonita para se hospedar uma noite?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*