terça-feira , novembro 21 2017
Capa / Brasil / Florianópolis: De Armação ao Pântano do Sul trilhando pela Lagoinha do Leste

Florianópolis: De Armação ao Pântano do Sul trilhando pela Lagoinha do Leste

Quem já procurou saber sobre as trilhas de Florianópolis com certeza se deparou com a Trilha da Lagoinha do Leste na lista. É uma das mais conhecidas, cobiçadas e, particularmente, eu achei a mais bonita. São paisagens que vão desde a mata atlântica, passando por costões rochosos beirando o mar lindo de Floripa, vegetação de restinga e culminando na vista maravilhosa da praia da Lagoinha do Leste. 

Do costão, é essa a vista da praia da Lagoinha do Leste

Do costão, é essa a vista da praia da Lagoinha do Leste

É fácil ver golfinhos dando o ar da graça no meio do caminho, o que já valeria todo esforço. A praia é praticamente deserta, muito bem localizada entre um rio, o mar e o verde das montanhas. Pelo caminho, o azul do mar e o colorido das flores acompanham todo o tempo.

E tinham flores no caminho: trilha da Lagoinha do Leste

E tinham flores no caminho: trilha da Lagoinha do Leste

Existem duas ‘entradas’ para a Lagoinha do Leste, praia esta acessível somente por trilha ou por barco (na alta temporada|). Quem quiser conhecer precisa fazer um esforcinho subindo e descendo pelo vilarejo conhecido como Pântano do Sul ou fazendo itinerante partindo do vilarejo de Armação, cruzando a praia e seguido até o Pântano do Sul. É a opção mais cansativa, mas a que proporciona paisagens mais espetaculares.

Entrada da trilha pela praia da Armação

Entrada da trilha pela praia da Armação

O primeiro conselho é contar com o apoio de um monitor ambiental ou guia de turismo que faça trilhas. Dá pra fazer sozinho? Acho que sim, pois o caminho é relativamente fácil e tem até alguma sinalização. Subindo e descendo pelo Pântano do Sul então não tem erro. Mas quem já leu outras postagens minhas sabe que sou sempre a favor de incentivar o turismo local e uma das maneiras é fazer a economia girar na forma de emprego. Procure um monitor ambiental credenciado, pois são os que fizeram curso para anteder os turistas.

Se preparando para entrar na área do costão

Eu me preparando para entrar na área do costão

Mensagem dada. Continuando, fiz a trilha itinerante. Saindo de Armação, são 4 km passando pela mata atlântica até chegar ao topo no costão. Da ponta deles já é possível ter a vista mais bonita da Lagoinha do Leste. Fomos em ritmo lento e levamos 3h de caminhada.

brincando de achar golfinhos no mar. A vista de cima das rochas é viciante

Brincando de achar golfinhos no mar. Eles sempre dão o ar da graça por aqui A vista de cima das rochas é viciante

Depois de relaxar é só descer, aproveitar a praia (cuidado, pois tem muita onda. É preciso atenção e saber nadar). Entrando nas dunas e indo mais ao interior é possível tomar banho no rio que passa logo atrás e tem águas mais quentes e calminhas. Super recomendado.

trilha lagoinha do leste- florianopolis (12)

Essa vista você só tem vindo da Armação.

A praia não tem oficialmente nenhuma estrutura, pois fica dentro de uma área de reserva ambiental. Na alta temporada, no entanto, tem uma barraquinha vendendo água, cerveja e refrigerante. Também tem gente oferecendo a volta de barco. Só que não conte com isso. Na dúvida, melhor levar uma merenda e água suficiente pra uma caminhada de dia todo.

Curtiu o sol, o mar e o rio? É só seguir até o lado oposto da praia e começar a subida em direção ao vilarejo de Pântano do Sul. São 2,5 km e boa parte de subida.

A parte Pântano do Sul foi melhorada com pedras e degraus. Facilitou muito e tem menos lama do que antes

A parte Pântano do Sul foi melhorada com pedras e degraus. Facilitou muito e tem menos lama do que antes

Bom preparar o fôlego.Levamos 1h30 na parte Lagoinha – Pântano do Sul.

Dicas práticas :

Subida em direção ao Pântano do Sul

Subida em direção ao Pântano do Sul

Trilha da Lagoinha do Leste, 8 km em média, intensidade moderada. A trilha tem algumas subidas e descidas e exige alguma resistência.

Para chegar até a Armação peguei um ônibus executivo saindo do centro em direção ao Pântano do Sul. Na volta é possível fazer o mesmo saindo do Pântano. Veja os horários: http://www.consorciofenix.com.br

Contrate um guia ou monitor ambiental credenciado

Sobre Nivea Atallah

Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*