Home / México / Subida do vulcão Itza no México

Subida do vulcão Itza no México

 

Popocatépetl (5452 m) vulcão ativo desde 1994, vista do Iztaccihuatl

Menos de 30 minutos me separavam do ponto de pernoite no topo do Iztaccihuatl, a terceira montanha mais alta do México (5.225 m). Tempo que pareceu uma eternidade depois de 5h caminhando em ar rarefeito. O corpo pesava uma tonelada e cada passo parecia corresponder a uma maratona. O objetivo era chegar até o mirante de observação do Popocatépetl (5452 m) vulcão ativo desde 1994 e localizado a 55 km da Cidade do México bem na divisa com a cidadezinha de Puebla.

O roteiro fazia parte da minha viagem do centro ao sul do México, de ônibus. A saida foi às 9:00 da rodoviaria Tapo em México City rumo a Amecameca de Juarez pela empresa Volcanes – 1h30 de viagem e 25 pesos mexicanos. Chegando ai a vista é impressionante, a cidadezinha desbravada pelos Aztecas fica aos pés da cadeia montanhosa La Sierra Nevada que abriga os pontos mais altos do México, entre eles os vulcões Itza/Popo.

Amecameca é o ponto de partida. Visão geral da cidade com os vulcões Popocatépetl e Iztaccihuatl ao fundo

 A cidade teve forte influência da igreja católica nos movimentos de catequização e foi uma das bases do exército Zapatista no século 19. Fora o turismo de aventura que agita a cidade com montanhistas do mundo inteiro, Amecameca é uma cidade dormitório onde o povo vai e volta todo dia por trabalhar na capital.

A parte da tarde serviu pra conhecer a cidade, visitar o mercado e acertar com a agência o passeio de 2 dias e 1 noite pra subir o Itza. Cobraram 320 US$ por pessoa em um grupo de 3 pessoas. Achei meio salgado o preço, mas forneciam todo o material incluindo roupas de montanha, saco de dormir, a taxa do parque (25 pesos por dia) e o traslado até Puebla na saida do trekking. A comida era por fora, tivemos que fazer umas compras de macarrão instantâneo e chocolates pra levar. O guia so leva o café da manhã.


De manha deixamos as bagagens na casa do guia e pegamos o essencial (10 kg no maximo). Fizemos uma parte do trajeto de carro até La Joya ( 3.850m). Existe a opção de dormir ai pra sair bem cedo do albergue Altzomoni (20 pesos). Como tinhamos tempo e a subida até o primeiro refugio em tese não é muito longa seguimos adiante, agora a pé. Tavez seja bom ficar no albergue uma noite para ir se adaptando a altitude.

Começamos a subir pela rota “Las Rodillas por Los Pies“, era setembro e apesar de não ter muita neve o tempo no meio do caminho foi nebuloso e garoava por causa das nuvens. Depois de 5h de marcha lenta chegamos finalmente ao Refugio Grupo de los Cien – 4.780 m onde passariamos a noite.

Refugio de pernoite antes de chegar ao topo : cenário lunar a 4.780 m  de altitude 

A noite foi longa, anoiteceu cedo e amanheceu tarde, quase 15h de escuridão. Senti bastante o efento da altitude com dor de cabeça e não consegui comer.
No dia seguinte, o programa inclui a subida até o ponto mais alto a 5.230 m, os 500 m mais dificeis de todos. Depois a descida é pelo mesmo caminho, em torno de 4h. Quando chegamos o motorista estava com o carro, nossas bagagens e nos levou até Puebla (125 km, 2h de viagem).

Fim de expedição, algumas sequelas no corpo, mas uma vez mais a sensação gratificante de ter ido ver de perto mais uma das maravilhas naturais do planeta.

Roteiro : subida de Iztaccihuatl / México
 Dia 1 8:00 Amecameca – La Joya ( 3.850m) de carro
9:00 La Joya – Refugio de los Cien (4.780m) / 5h-6h subida
 Dia 2 6:00 saida ao cume (5.230m) / 4h de subida
12:00 cume – La Joya / 6h de descida – Puebla / 2h de carro
 Riscos : Acima de 3.000 m, com exercicios intensos, hà risco de mal de altura, edema pulmonar ou cerebral. A subida exige um certo preparo fisico.
Informações :Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan 01-(597)-978-3830, 01-(597) 978-3829 iztapopo@conanp.gob.mx 


About Nivea Atallah

Jornalista de formação e mochileira por vocação.

6 comments

  1. Olá!

    Faz tempo que você postou, mas tomara que você leia esta mensagem! 🙂

    Parabéns por este post! Foi o único que encontrei com informações realmente úteis sobre o Itza!

    Qual o nome da agência que você fechou a subida?

    Obrigado!

  2. Visual fantástico!! É 320 por pessoa ou para o grupo com 3? Se for por pessoa, achei caro também.

  3. Oi, Nivea!

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *