terça-feira , novembro 21 2017
Capa / França / Pérouges : cidade medieval perto de Lyon

Pérouges : cidade medieval perto de Lyon

Um lado bom de morar no exterior é poder conhecer lugares que você jamais visitaria em uma viagem tradicional. Uma boa lembrança pra mim foi Pérouges, cidade medieval a 34 km de Lyon que, ofuscada pelas mais conhecidas, é injustamente esquecida nos roteiros de viagem. Construída sobre fundações de madeira e pedra por legionários fugidos do Império Romano, o vilarejo foi assim nomeado em homenagem a Perugia na Italia e é considerada umas das mais belas relíquias medievais da França. São pelo menos 900 anos de história desse lugar que hoje em dia empresta o ar bucólico aos diretores de cinema em busca de belas locações.

Algumas casas são abertas a visitação, os restaurantes decorados com motivos medievais logo na praça principal fazem você perceber que o tempo ali foge totalmente da compreensão de nós brasileiros com nossos modestos 500 anos. Não espere grandes emoções, o tempo ali passa devagar e a melhor pedida é ficar caminhando pelas ruelas pavimentadas tentando imaginar como era a vida dos artesãos que ali moravam por volta de 1.200.

Na Place de La Halle reina a majestosa árvore da liberdade, uma tília plantada em 1792, uma das tantas espalhadas pela França no inicio do século XIX como símbolo de reafirmação dos valores republicanos. Quem tem sorte de ir no inverno, como eu, vai encontrar a cidade mais vazia e topar com menos carros, infelizmente não foram proibidos na cidade e acabam quebrando um pouco o clima histórico e atrapalhando as fotos. A cidade é fortificada, tem apenas duas portas – a de baixo e a de cima, fazendo jus ao rótulo de impenetrável.

A visita se faz em 1h30, mas o melhor é aproveitar a viagem pra almoçar ou tomar o chá da tarde ao ar livre enquanto o sol, tão escasso por essas bandas, não vai embora.  Bom passeio de um dia, saíndo de Lyon de manhã e voltando de tarde.

Como chegar :

De trem : comprar passagem no site SNCF (em inglês ou Frances), de Lyon em direção a Bourg-en-Bresse, 1h de viagem. A cidade não fica perto da estação, precisa fazer uma caminhadinha de 20 minutos com leve subida, ela fica no alto de uma colina. Pra quem não conhece, nada mal para apreciar a paisagem rural francesa.

O que fazer :

O Museu Vieux Pérouges, criado em 1912, tem vários objetos medievais como pergaminhos, armas, vestimentas. É possível ter visitas guiadas, com reserva de 48h, em vários idiomas e com adaptações pra pessoas com deficiência visual ou dificuldade de locomoção. Informações no site da comarca de Perouges (em Francês).

Em junho/julho, aproveite pra ir nas festas medievais com danças, fantasias representações teatrais e comida da idade media. Programação aqui.

O que comer :

Imperdível provar da famosa a galette de Pérouge, uma brioche aberta e açucarada com leve perfume de limão. O sabor é contrastante com a simplicidade. Não vou entrar no mérito dos vinhos, mas aproveite pra degustar com um espumante da cidade vizinha Bugey, onde se produz ótimos vinhos brancos e rosés.

Reflita ao pedir um menu com grenuille, típico da cozinha medieval e de Péruoges, nada mais é do que rã.

Sobre Nivea Atallah

Jornalista de formação e mochileira por vocação.

6 comentários

  1. KARINA CARVALHO NUNES

    Nivea, estou procurando um lugar na França para aperfeiçoar meu francês por 3 meses. Pensei em Lyon. É legal morar lá? Tenho 2 crianças (1 e 4 anos). Como é para crianças?

  2. Olá Nívea,

    Estou morando em Lyon há dois meses, achei seu site no “nosso oráculo” Google.

    Adorei a dica e penso em ir lá amanhã (se o tempo ajudar)…

    Um beijo

  3. Gostei muito do seu site, principalemente pelas dicas França, que é um pais cheio de pequenos lugares para conhecer, deixo-lhe aqui o meu ultimo relato de França Carcassone http://documentaromundo.wordpress.com/category/europa/franca/carcassonne/

  4. É verdade, quando a gente mora na Europa acaba descobrindo pequenos vilarejos que provavelmente um turista normal não conhece, especialmente quando está indo pela primeira ou segunda vez para a Europa.

    Obrigada pela sugestão, quando passar pelos arredores de Lyon vou incluir Perouges. 🙂

    Até mais,

    Barbara

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*