terça-feira , novembro 21 2017
Capa / Cuba / Minhas hospedagens em Cuba. Casa particular em Havana e Trinidad

Minhas hospedagens em Cuba. Casa particular em Havana e Trinidad

Quem vai pra Cuba tem a opção de ficar em hotel ou nas hospedagens em casa de família ou “Casa Particular” como chamam na ilha.

Leia aqui meu post com dicas gerais sobre Cuba

Eu descartei logo os hotéis porque são mais caros e normalmente são prédios muito velhos com manutenção precária. Há enorme chance de bater arrependimento quando se vê o custo/benefício.

Em Havana, praticamente todo mundo transformou sua moradia em hospedagem. Não se iluda achando que você vai fazer algo mega exótico, esse tipo de pensão já existe há décadas em Cuba e é a forma mais utilizada pelos turistas.

Este é o símbolo que indica que a casa tem autorização para receber turistas.

Este é o símbolo que indica que a casa tem autorização para receber turistas. Deve ficar visível na porta da “Casa Particular”.

Outra coisa a saber é que muitas das casas já atingiram um nível tão comercial que não tem mais moradores. Funcionam como uma casa/pousada somente com funcionário para atender e fazer o café da manhã Então, se o seu objetivo é trocar ideias com a família busque uma casa habitada.

Existem opções de todos os tipos, com preços variando entre 20 CUC (geralmente com banheiro compartilhado) a 35 CUC (dependendo da localização, se tem vista etc…). O café da manhã é a parte (5 CUC / por pessoa) e oferecem também jantar (7 a 10 CUC).

Como escolher sua Casa Particular? É a questão complicada porque são muitas opções. Eu sugiro privilegiar a localização e pedir fotos dos quartos. Em Havana eu escolhi ficar em Habana Vieja porque queria ficar perto dos principais pontos turísticos. Para mim, foi uma escolha super acertada.

Existe uma infinidade de sites de reservas de casas particulares :

My CasaParticular, Cuba Junk.com, Cubaccommodation.com , mas atenção, não usei nenhum para reserva. Só para procura. Não sei se cobram taxas etc… Eu escolhi uma casas e olhei opiniões no Tripadvisor em Havana. Achei uma opção – a Casa da Délia, em Habana Vieja. Como eu queria, ficava a poucos passos do Museu da Revolução e tinha site próprio. Mandei e-mail e ela respondeu super rápido.

Casa da Délia, ótima opção de hospedagem em Habana Vieja

Casa da Délia em Habana Vieja fica a alguns passos do Museo de la Revolución

Casa da Délia em Habana Vieja fica a alguns passos do Museo de la Revolución

Posso dizer que a Casa da Délia foi uma ótima escolha. O quarto e o banheiro eram impecáveis na limpeza e todo dia tinha toalha nova. Disponível sabonete líquido, roupa de cama e banho, cofre, TV, ar condicionado e água quente e abundante a qualquer hora do dia (há uma escassez séria de água em Havana, então isso era uma vantagem).

Limpeza, água quente a qualquer hora e ar condicionado. Ótima opção para brasileiros.

Limpeza, água quente, café da manhã farto e ar condicionado. Tudo que os brasileiros gostam.

A Délia é super simpática, gosta de conversar, já trabalhou em uma empresa de turismo, viajou bastante e fala inglês. Adora os sapatos e as novelas do Brasil. Enfim, estamos em casa.

Eu tomei café da manhã todos os dias (5 CUC) e não poderia ser melhor. Misto quente (bocadillo), pão, manteiga, café, leite, ovos mexidos, frutas, suco e bolo. Infelizmente fiquei muito na rua e não provei o jantar que deve ser também maravilhoso.

O marido da Délia é taxista e faz transfert, o que foi uma mão na roda para mim porque cheguei às 23h em Havana e parti às 4:30 da manhã.

O café da manhã é delicioso e muito farto

O café da manhã é delicioso e muito farto: misto quente, café, leite, ovos, bolo, pão, manteiga, biscoito e frutas.

A única coisa negativa é que o quarto não tem vista. A janela dá para área interna do apartamento, que é no térreo. Eu chegava de noite para dormir, então não senti falta. Mas não seria de todo ruim se tivesse vista para o mar no Malecón.

Aqui vai um adendo sobre as refeições. A valor da hospedagem recebe uma carga de impostos muito grande e as famílias ganham mesmo em cima dos serviços extras que podem oferecer, como o café da manhã, refeições, passeios e reserva de transferts (pelo qual às vezes recebem comissão). Não digo que tenha que reservar tudo, mas acho que é de bom tom fazer pelo menos uma refeição na casa ou pedir o café da manhã.

Continuando. Uma vez que cheguei na Casa da Délia em Havana ela me deu indicação da Casa a ficar em Trinidad e fez todo o resto. Reservou o táxi compartido Havana – Trinidad que me buscou em casa e reservou a Casa Valladares, que foi minha nova hospedagem.

Isso é bem comum em Cuba. Uma vez que você chega na primeira casa particular, e que o proprietário é bem relacionado, você é sugado por uma rede de serviços turísticos e não precisa fazer mais nenhum esforço.

Casa Valladares, casa particular em Trinidad

Pois chegando em Trinidad, constatei que a casa era super bem localizada, na beira do centro histórico e tudo se podia fazer a pé. A proprietária super simpática e disposta a ajudar. A casa colonial era muito bonita, mas o quarto era claramente inferior ao que eu estava antes na Casa da Délia, sendo que paguei o mesmo preço. Acho que comecei muito bem e minhas expectativas subiram e não foram correspondidas.

Cuba1

A Casa Valladares é super bem localizada e ambiente familiar

De qualquer forma tinha água quente (a ducha não saía muita água e era preciso avisar antes para ligar o boiler). Eu tomei banho frio porque realmente não tem necessidade pelo calor que faz. O ar condicionado era meio barulhento, mas isso não me incomoda.

Uma vantagem era o terracinho rpivativo onde eu fazia minhas refeições. O banheiro, no entanto, deixada a desejar.

Uma vantagem era o terracinho privativo onde eu fazia minhas refeições e tomava café. O banheiro, no entanto, deixada a desejar.

Ali eu tive oportunidade de comer dois dias, além de tomar o café da manhã todos os dias (5CUC). Torradas, queijo, presunto, mamão, manteiga, suco, ovo mexido e café com leite.

Com relação ao jantar. Um dos pratos gostei, frango com banana chips e arroz morro (8 CUC). E no outro dia foi camarão com arroz, feijão e salada. Não gostei da combinação e custou 12 CUC, mais caro do que uma lagosta na rua. Enfim, a casa não foi uma opção ruim, mas tem coisas a melhorar.

Serviço:

Hospedagem Havana : Casa da Délia (Habana Vieja)

30 CUC quarto privado (o preço é por quarto duplo), 5 CUC café da manhã, 30 CUC transfert aeroporto.

Site: http://casaparticulardelia.yolasite.com/el-hogar.php.

Email: delita2012@gmail.com

Hospedagem em Trinidad : Casa Valladares

30 CUC quarto privado (o preço é por quarto duplo), 5 CUC café da manhã. Fica a poucos metros da rodoviária. Não tem site.

Facebook: https://www.facebook.com/Hostal-lodging-Casa-Valladares-160863907355989/photos_stream

Email: casavalladares17@gmail.com

Sobre Nivea Atallah

Jornalista de formação e mochileira por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*