terça-feira , dezembro 12 2017
Capa / Brasil / Maranhão / Alcântara, de cidade histórica a base espacial

Alcântara, de cidade histórica a base espacial

Na beira do porto é difícil de acreditar que São Luis é a ilha e Alcântara o continente. Mas vamos lá, resolvi por isso mesmo ir conferir de perto se não estavam me enganando. Saímos no catamarã de manhã (o horário depende da maré e é preciso perguntar a hora no anterior) e enfrentamos 1h de travessia, uma parte é em alto mar e quem tem estomago fraco é bom levar um limão na bolsa ou preparar o engov.

 

São Luis vista do mar (travessia para Alcântara)

São Luis vista do mar (travessia para Alcântara)

Foi em Alcântara que conhecemos a figura mais emblemática da cidade – o guia Danilo De Alcântara. Com roupa estilizada meio Indiana Jones, o cara fez uma casa na arvore pra morar. No terreno funciona também o restaurante da mãe dele com uma bela vista e uma pequena pousada.

alcantara

A decoração da pousada é um capitulo a parte. Praticamente a casa do pirlimpimpim.

Fomos com o mesmo Danilo ver a revoada dos guaras; mas ele bem que avisou que  não era a época. Não vimos quase nenhum, mas o passeio noturno de barco e a lua que estava no céu compensaram nossa frustração. A historia antiga de Alcântara é bem interessante, lendas, historias de amores impossíveis, de escravos, briga de famílias.

alcantara1

Porém, o evento mais extraordinário esta na atualidade, desde que a cidade virou base militar pra testes de lançamento de foguetes.

alcantara maranhao (7)

Quem comanda a economia é a Alcântara Cyclone Space (ACS), empresa criada em conjunto entre o governo brasileiro e uma empresa ucraniana. Mais estranho impossível, mas a verdade é que a base criou um problema serio de especulação imobiliária.

 

alcantara maranhao (8)

Por enquanto a natureza vem resistindo, mas não se sabe até quando. Todo mundo quer construir um puxadinho pra alugar para os funcionários que já trabalham ou que vão trabalhar no projeto foguetes.

alcantara maranhao (6)

 

alcantara maranhao (11)

 

alcantara maranhao (12)

 

alcantara maranhao (5)

 

alcantara maranhao (3)

 

Onde ficar : Tem gente que vai e volta no mesmo dia, mas não vale a pena, mesmo sendo difícil encontrar hospedagem em Alcântara. A maioria das pousadas são casas sem nenhuma estrutura pra receber. Sem contar que muitas delas estão já lotadas pro ano inteiro com o pessoal da base.  Fiquei no que chamam de melhor opção : La Maison do Baron. Infra-estrutura excelente, uma casa colonial de verdade, mas aparentemente eles têm problema pra encontrar funcionários. O atendimento foi péssimo. Diária 180 REAIS.

Dicas  : Privilegiar estadia no final de semana (quando os restaurantes estão abertos). Não esperar muito da revoada dos guarás. Se conseguir pode ser o espetáculo da sua vida, mas em algumas épocas eles estão nos ninhos dentro da ilha e não aparecem. Eu fui em maio e não vi praticamente nenhum. Testamos o restaurante da mãe do guia Danilo, tem um super vista e é muito bom.

 

Sobre Nivea Atallah

Jornalista de formação e mochileira por vocação.

6 comentários

  1. O marido quaaase não aguentou a travessia! kkk
    Destaque pra praia deserta, linda e limpa!! Ao contrario de São Luís onde as águas estavam interditadas por poluição no feriado de sete de setembro/2012.

    • São Luis me decepcionou bastante Leidiane, mal conservada e prais poluídas. Uma pena, mas não deixa de ser o ponto de partida pra lugares extraordinários como Alcântara e os Lençóis.

  2. Oi Nivea,

    Em maio vou para Alcantara e de lá para São Luis. A minha pergunta: O porto é dentro da cidade de Alcantara, é de fácil acesso? Li em alguns sites que o porto esta em outra cidade (Cujupe).
    Desde já, obrigada pela ajuda!

    Patricia

    • Oi Patricia, o porto de ligação com São Luis é em Alcântara mesmo, pertinho do centro. Sei que existe um mais afastado que religa a outras cidades. Dependo de onde vc vem pode ser que chegue sim nesse mais distante.

  3. OLá Nívea,

    Obrigada pela visita lá no blog! Então vi conferir seu post sobre Alcântara. Gostei de cara do seu blog, estarei acompanhando! 🙂

    O restaurante que você almoçou fica próximo a igreja dos sinos?
    Eu adorei a comida do Restaurante Cantaria, uma delícia.

    A pior parte deste passeio foi somente o transporte…Aquela embarcação no mar agitado demais, turbulento .

    Abraços

    Erika Marques
    @vejaoutrosares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*